quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Proposta de Crivelari que disciplina atividades desportivas de bilhar e sinuca pode servir como referência para Indaiatuba

A legislação de Americana que disciplina atividades desportivas de bilhar e sinuca pode servir como referência para Indaiatuba. O vereador Capitão Crivelari (PSD), autor do projeto que originou a lei, recebeu nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Americana, representantes deste município interessados em apresentar proposta semelhante.

O encontro contou com a participação do vereador de Indaiatuba, Adalto Missias de Oliveira (PP), do secretário de Esportes de Indaiatuba, Maurício Baroni Bernardinetti, do chefe de gabinete de Conchal, Wagner Lozano, do presidente do Sindicato das Empresas de Diversões Públicas do Estado de São Paulo (Sinedip), Leonel João Alves, do coordenador e dos diretores do sindicato, respectivamente, Gean Guimarães, Jurandir Gabaca e Jaime Corrêa Viana. 

“Ficamos felizes que uma proposta de nossa autoria seja mais uma vez referência para outros municípios. A troca de experiências e projetos é muito importante para estreitar o relacionamento entre os municípios e, consequentemente, beneficiar a população”, ressalta Crivelari.

De acordo com o parlamentar, o objetivo desta legislação é o controle e regulamentação das atividades desportivas de bilhar e sinuca e suas respectivas instalações para que fortaleçam tal modalidade esportiva, evitando-se o desrespeito às normas proibitivas do jogo de azar e protetivas do direito da criança e do adolescente.

Os representantes de Indaiatuba levaram cópias da Lei Municipal nº 5181/2011, assim como do projeto de lei que altera alguns dispositivos desta legislação, que será votado em segunda discussão na sessão que será realizada nesta quinta-feira (1).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Crivelari e Odair apresentam projeto que revoga aumento dos subsídios dos vereadores da próxima legislatura

Os vereadores Capitão Crivelari (PSD) e Odair Dias (PV) protocolaram nesta segunda-feira (28) um projeto de resolução que dispõe sobre a revogação da Resolução nº 357, de 17 de novembro de 2011, aprovada em plenário, que fixa novos valores dos subsídios dos vereadores à 16ª legislatura desta Câmara Municipal, que terá vigência para os anos de 2013 a 2016.
De acordo com a proposta, ficam fixados os subsídios dos vereadores e do presidente da Câmara, em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outras espécies remuneratórias, para vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013, nos mesmos valores praticados atualmente.
“Sabendo-se que a aprovação da referida resolução tomou proporções político-eleitoreiras, antecipando o processo eleitoral que deveria acontecer apenas em 2012, apresentamos este projeto de resolução”, explicam os autores. Sendo assim, os referidos subsídios serão apenas revistos anualmente, em conformidade com o disposto no inciso X, do art. 37, da Constituição Federal.
“Esclareço que mantenho minha opinião quanto ao merecimento do reajuste aprovado na semana passada, dada a responsabilidade e importância do trabalho realizado pelos vereadores, mas não posso ignorar a manifestação e insatisfação popular”, afirma Odair. “Se as pessoas são contrárias ao reajuste, ele será revogado, mesmo entendendo ter sido justa a equiparação dos subsídios dos vereadores ao dos secretários municipais”, complementa o vereador.
“Entendemos que as manifestações populares são legítimas, mas quando se pautam por informações equivocadas, motivadas por questões partidárias, perdem o seu sentido primordial, que é de representar os anseios da coletividade”, argumenta Crivelari.
Os vereadores informam que devem apresentar requerimento solicitando votação em regime de urgência especial na sessão que será realizada nesta quinta-feira (1), a partir das 14 horas, no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Crivelari recebe prêmio de cidadania por lutar contra a homofobia

O vereador Capitão Crivelari (PSD) recebeu nesta quinta-feira (24) o Prêmio Cidadania e Respeito à Diversidade de Piracicaba e Região, em cerimônia realizada no SESC Piracicaba, que marcou a primeira edição da homenagem organizada pela ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida). Crivelari é autor do projeto de lei, aprovado e sancionado em 2008, que pune a discriminação por orientação sexual em Americana.

De acordo com os organizadores, o vereador foi indicado para receber o prêmio em razão da sua militância e luta contra a homofobia na cidade de Americana e região de Piracicaba. “Temos realizado diversos trabalhos voltados para os direitos humanos, valorizando o ser humano com suas singularidades e pluralidades. Fico muito feliz com esse reconhecimento, mas ainda temos muito a fazer”, ressaltou Crivelari.

A ONG Casvi tem como missão a transformação social através da promoção da educação, saúde, cultura, desenvolvendo ações junto às populações consideradas vulneráveis. A instituição desenvolve diversas ações no sentido de reduzir o preconceito e a discriminação entre pessoas que possuem diferentes orientações sexuais e/ou identidade de gênero (diversidade sexual) e também entre outras populações socialmente excluídas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Crivelari realiza reunião para elaboração de projeto que regulariza “atividade delegada” para policiais

O vereador Capitão Crivelari (PSD) reuniu-se nesta segunda-feira (21) com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), Major PM Sérgio Ricardo Veneziani Kanno, com os oficiais da mesma unidade, Capitão PM Mauro Luchiari Júnior e Capitão PM Carlos Eduardo Fanti, e o representante da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Americana, Dr. Eduardo Moreira Mongelli. O objetivo do encontro foi coletar informações para subsidiar um projeto de lei que estabeleça parceria entre Estado e município para que policiais militares possam desempenhar a chamada “atividade delegada”.

De acordo com o comandante do 19º BPM/I, a “atividade delegada” atende a algumas necessidades pontuais. “Esse é um trabalho bom para todos, para os policiais e para a comunidade”, defendeu. Kanno ressaltou que o estabelecimento de convênio neste sentido não trará interferência no trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Americana. “Continuaremos fazendo as mesmas coisas, mas poderemos cobrir algumas deficiências que existam de caráter policial”, afirmou.

Crivelari informou que já estabeleceu contato com a Administração Municipal que se mostrou interessada na celebração de convênio para que a “atividade delegada” possa ser realizada em Americana. “O policial poderá desempenhar sua função, em benefício da nossa comunidade, com todas as garantias e prerrogativas exigidas por lei”, argumentou. “A experiência já foi colocada em prática com sucesso em São Paulo. A tendência é que a ‘atividade delegada’ seja implantada em todo o Estado de São Paulo. Estamos trabalhando para que Americana possa contar com mais esse avanço na Segurança Pública”, disse o vereador.

Segundo o parlamentar, o projeto está sendo formatado e deverá ser apresentado nos próximos dias na Câmara Municipal de Americana.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Crivelari realiza estudos para elaboração de projeto que regulariza “atividade delegada” para policiais

O vereador Capitão Crivelari (PSD) agendou para segunda-feira (21), às 15 horas, uma reunião com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), Major PM Sérgio Ricardo Veneziani Kanno, oficiais da mesma unidade e representantes da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Americana. O encontro tem como objetivo coletar informações para subsidiar um projeto de lei que estabeleça parceria entre Estado e município para que policiais militares possam desempenhar a chamada “atividade delegada”.

De acordo com o vereador, o policial empregado nesta atividade de interesse do município fará uma espécie de “bico” autorizado. “Dessa forma, ele estará desempenhando uma função com todas as garantias e prerrogativas exigidas por lei”, explica Crivelari. “A experiência já foi implantada com sucesso em São Paulo e existe a possibilidade de colocarmos em prática em nosso município”, argumenta o parlamentar.

Crivelari informa que outras reuniões já foram realizadas e que este encontro dará prosseguimento aos estudos, que devem resultar na elaboração de uma proposta para ser votada pelos vereadores e encaminhada ao prefeito municipal.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vereadores propõem que materiais plásticos sejam proibidos em propagandas eleitorais no município

Os vereadores Capitão Crivelari (PSD), Odair Dias (PV), Paulo Chocolate (PSC), Divina Bertalia (PDT), Adelino Leal (PT), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) protocolaram nesta quinta-feira (10) um projeto de lei que altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.765/2008. A proposta prevê a proibição de propaganda político-eleitoral por meio de pintura em muros e paredes, bem como através de colocação de objetos de divulgação confeccionados com material plástico em cercas e postes no território do município.

De acordo com o projeto, consideram-se materiais de divulgação banners, bandeiras, cartazes, placas e similares. “A proibição com relação aos muros já está em vigor e foi internalizada por toda população e candidatos. O nosso objetivo com essa alteração é proibir a utilização de materiais plásticos nas campanhas, que tantos problemas causam à cidade no período eleitoral”, explica Crivelari.

Na justificativa do projeto, os autores argumentam que o plástico é um dos materiais que mais preocupações trazem àqueles que atuam em defesa e proteção do meio ambiente. “Durante o período eleitoral, um dos problemas mais comuns é o entupimento das canalizações para águas pluviais existentes nas vias públicas, especialmente em épocas de chuvas fortes”, afirmam.

Segundo os vereadores, deixar de utilizar materiais plásticos nas campanhas caracteriza-se como uma medida em prol do meio ambiente e do bem estar da sociedade, cansada de sofrer as consequências causadas pela utilização excessiva neste período eleitoral. “Com a aprovação dessa medida, teremos uma propaganda mais limpa, sustentável, voltada para os compromissos ambientais que permeiam as ações da atual sociedade”, defendem os autores.

Crivelari ressalta ainda que o projeto permite uma maior valorização da vocação têxtil de Americana. “Teremos a alternativa do tecido no lugar do plástico, podendo fomentar a economia local nesse sentido. Parece uma medida simples, mas que pode trazer muitos benefícios a toda sociedade”, argumenta o vereador.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Rotary Club abre inscrição para intercâmbio em Nova York

O Rotary Club Americana-Integração abriu nesta sexta-feira (11) inscrições para candidatos interessados no programa Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), a ser realizado entre o Distrito 4310 e o Distrito 7190 de Nova York, nos Estados Unidos, por um período de 30 a 35 dias, estimado para acontecer de abril a maio de 2012. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de novembro.

O vereador Capitão Crivelari (PSD), que é rotariano e responsável pelo IGE, informa que a seleção dos candidatos inscritos acontece no dia 21 de novembro, a partir das 19 horas, na sede do clube. “Esta é a primeira etapa da seleção, quando o clube deve apresentar até dois candidatos para a etapa de área. Cada área deve selecionar dois candidatos para a etapa distrital, que acontece no início de janeiro”, explica. Cerca de vinte pessoas devem participar da seleção final, que define o grupo de quatro não rotarianos e um líder rotariano que participarão do intercâmbio.

O formulário de inscrição deve ser retirado, preenchido e entregue no gabinete do vereador, das 8h30 às 17 horas.  O Intercâmbio de Grupos de Estudos é um programa patrocinado pela Fundação Rotária, com duração de quatro a seis semanas, que visa oferecer oportunidades culturais e profissionais únicas para uma equipe de jovens profissionais, de ambos os sexos, entre distritos rotarianos de diferentes países.

Os candidatos devem ter idade entre 25 a 40 anos na data da seleção distrital; ser profissional estável por um tempo mínimo de dois anos e atuar nas áreas de Educação e Gestão e/ou Controle de Qualidade; ter fluência em inglês; residir em Americana ou trabalhar dentro dos limites do Distrito Rotário 4310.


Serviço:
Inscrições de 11 a 18/11

Endereço: Praça Divino Salvador, nº 5, bairro Girassol – Gabinete vereador Capitão Crivelari.

Mais informações:

(19) 3472 9707 (Santon)
(19) 3472 9723 (Crislaine)
(19) 3472 9724 (Eliana)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Matheus Eduardo Scapolan recebe diploma de “Atirador Destaque do Ano” na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Americana entregou na sexta-feira (04), em sessão solene, o diploma de “Atirador Destaque do Ano” a Matheus Eduardo Scapolan, matriculado neste ano no TG 02-045. A homenagem foi motivada por Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD), apresentado em 2009.

Participaram da solenidade o chefe de instrução e subtenente do Tiro de Guerra 02-045, Kléber Luiz Kerber e o primeiro sargento e instrutor do Tiro de Guerra 02-045, Josevan Lima da Silva, além de atiradores, amigos, familiares e convidados.

No início do evento, foi apresentado um vídeo ilustrando a trajetória do homenageado no tiro de guerra. Durante o uso da palavra, Crivelari parabenizou o atirador. “É muito gostoso presidir essa homenagem. Eu tive a oportunidade de começar a minha carreira como vocês, fui atirador, soldado, cabo e sargento. Scapolan está sendo agraciado pelo seu esforço, dedicação e respeito à corporação em que atua. Parabéns!”, discursou.

De acordo com o chefe de instrução e subtenente Kléber Luiz Kerber, o projeto é muito importante e está sendo copiado em diversos tiros de guerra de São Paulo. “Esses jovens abriram mão de suas atividades e de suas vontades. Tudo isso para abraçar o serviço militar”, frisou. “Scapolan se destacou entre os demais. Durante os treinamentos, conversava com o sargento Josevam e verificávamos as atitudes desse jovem combatente, a seriedade com que ele encarava as missões e assistia as instruções”, acrescentou Kerber.

Segundo o sargento e instrutor do tiro de guerra Josevan Lima da Silva, os atiradores desempenham um trabalho muito árduo. “O Scapolan se destaca por ter alguns atributos que são inerentes ao militar, como a iniciativa, espírito de liderança e companheirismo”, ressaltou.

Scapolan agradeceu a todos os presentes. “Primeiramente quero agradecer ao vereador Capitão Crivelari pelo projeto, que faz com que o atirador se empenhe e se esforce no tiro de guerra, ao chefe de instrução e subtenente Kerber e ao primeiro sargento e instrutor Josevan, que me auxiliaram. Sem a instrução deles não seria possível estar aqui hoje. E também aos integrantes do tiro de guerra”, disse. “O tiro de guerra foi, com toda certeza, a melhor experiência que tive em minha vida. Passei por várias dificuldades e essa premiação é muito importante, faz com que o atirador se esforce e vá em busca de seus objetivos e ideais”, discursou o homenageado.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Câmara entrega diploma de “Atirador Destaque do Ano” nesta sexta-feira

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (4) a solenidade de entrega do diploma de “Atirador Destaque do Ano” ao atirador Matheus Eduardo Scapolan, matriculado no Tiro de Guerra 02-045. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 4 da Net digital e 96 da Net convencional.

A homenagem foi motivada por um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD), aprovado em 2009. “Esta é uma homenagem que já está se tornando tradicional em Americana. Um merecido reconhecimento ao jovem atirador que se destacou nas atividades do TG 02-045 durante este ano. Sabemos do compromisso e dos importantes trabalhos desenvolvidos pelos atiradores em nosso município, que fazem muita diferença na vida e na formação desses jovens”, disse o autor da propositura.

Anualmente, o “Atirador Destaque do Ano” é escolhido pelo Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-045, que encaminha o nome do homenageado à Presidência da Câmara Municipal de Americana, para que seja organizada a homenagem ao atirador que tenha se destacado durante o ano.

Tiro de Guerra

Segundo informações do Exército Brasileiro, o objetivo dos Tiros de Guerra é formar reservistas de segunda categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil.

O objetivo dos Tiros de Guerra é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução.