A Câmara Municipal de Americana entregou na sexta-feira (04), em sessão solene, o diploma de “Atirador Destaque do Ano” a Matheus Eduardo Scapolan, matriculado neste ano no TG 02-045. A homenagem foi motivada por Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD), apresentado em 2009.
Participaram da solenidade o chefe de instrução e subtenente do Tiro de Guerra 02-045, Kléber Luiz Kerber e o primeiro sargento e instrutor do Tiro de Guerra 02-045, Josevan Lima da Silva, além de atiradores, amigos, familiares e convidados.
No início do evento, foi apresentado um vídeo ilustrando a trajetória do homenageado no tiro de guerra. Durante o uso da palavra, Crivelari parabenizou o atirador. “É muito gostoso presidir essa homenagem. Eu tive a oportunidade de começar a minha carreira como vocês, fui atirador, soldado, cabo e sargento. Scapolan está sendo agraciado pelo seu esforço, dedicação e respeito à corporação em que atua. Parabéns!”, discursou.
De acordo com o chefe de instrução e subtenente Kléber Luiz Kerber, o projeto é muito importante e está sendo copiado em diversos tiros de guerra de São Paulo. “Esses jovens abriram mão de suas atividades e de suas vontades. Tudo isso para abraçar o serviço militar”, frisou. “Scapolan se destacou entre os demais. Durante os treinamentos, conversava com o sargento Josevam e verificávamos as atitudes desse jovem combatente, a seriedade com que ele encarava as missões e assistia as instruções”, acrescentou Kerber.
Segundo o sargento e instrutor do tiro de guerra Josevan Lima da Silva, os atiradores desempenham um trabalho muito árduo. “O Scapolan se destaca por ter alguns atributos que são inerentes ao militar, como a iniciativa, espírito de liderança e companheirismo”, ressaltou.
Scapolan agradeceu a todos os presentes. “Primeiramente quero agradecer ao vereador Capitão Crivelari pelo projeto, que faz com que o atirador se empenhe e se esforce no tiro de guerra, ao chefe de instrução e subtenente Kerber e ao primeiro sargento e instrutor Josevan, que me auxiliaram. Sem a instrução deles não seria possível estar aqui hoje. E também aos integrantes do tiro de guerra”, disse. “O tiro de guerra foi, com toda certeza, a melhor experiência que tive em minha vida. Passei por várias dificuldades e essa premiação é muito importante, faz com que o atirador se esforce e vá em busca de seus objetivos e ideais”, discursou o homenageado.